Geral
No Fórum Nordeste 2025, Renan Filho anuncia reinclusão de Pernambuco na Transnordestina e lançamento do edital em outubro

O ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou, durante a prestigiada abertura do Fórum Nordeste 2025, a reinclusão de Pernambuco no traçado da Transnordestina e o lançamento da licitação para retomada da construção da ferrovia em outubro. A obra, considerada uma prioridade pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que solicitou a retomada do trecho entre o município de Salgueiro e o Porto de Suape, em Pernambuco, e que havia sido retirado do traçado pela gestão anterior.
Renan Filho destacou que o projeto está pronto para iniciar a licitação e que a ordem de serviço para as obras será dada em breve. "Quando licitarmos, quero voltar aqui para dar a ordem de serviço e anunciar que a Transnordestina voltou não só no Nordeste, mas também em Pernambuco. Isso será um grande impulso para o desenvolvimento do estado", declarou o ministro. Ele reforçou ainda que não há estratégia de desenvolvimento para o Nordeste sem a inclusão de Pernambuco, ressaltando o compromisso do governo federal com a região.
A 14ª edição do Fórum Nordeste 2025, realizada nesta segunda-feira no Mirante do Paço, no Recife, está recebendo uma plateia lotada com autoridades, empresários e especialistas para discutir a transição energética no Nordeste. O evento, promovido pelo Grupo EQM, trouxe nomes como o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, a governadora Raquel Lyra, o prefeito do Recife João Campos, além de ministros e parlamentares, reafirmando o protagonismo da região em energias renováveis.
O anfitrião Eduardo de Queiroz Monteiro ressaltou o papel do Nordeste como protagonista na transição energética brasileira, destacando investimentos em energia solar, biogás, SAF e outras fontes renováveis. O Fórum também evidencia o alinhamento das políticas públicas e privadas para acelerar o desenvolvimento sustentável na região, em ano que marca a realização da COP30 no Brasil.O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, destacou a posição brasileira como grande produtor de energia limpa. “O setor sucroalcooleiro do Nordeste se supera a cada ano, traz competitividade e podemos destacar como protagonistas no mercado internacional”, acrescentou.
Após a solenidade de abertura, a COP 30, que será realizada em novembro, em Belém (PA) e o Programa do Futuro entraram na pauta dos debates. O diretor da ANP, Pietro Adamo Sampaio Mendes, destacou a importância da bioenergia no cenário de transição energética e ressaltou a liderança brasileira na produção de biocombustíveis. Já o Presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Igor Calvet, ressaltou que “o futuro do mundo não é apenas elétrico, o futuro é eclético”.
Mais lidas
-
1FUTEBOL
CSE empata com o CSA no Rei Pelé e conquista o título do Alagoano Sub-20
-
2INFRAESTRUTURA
Codevasf rebate informações sobre fiscalização na Barragem Boacica
-
3FUTEBOL
Crise no CSA: Conselho afasta diretoria e presidente Miriam Monte após rebaixamento
-
4JUSTIÇA
Estado de São Paulo é responsabilizado por morte de jovem alagoano em abordagem policial
-
5DESPEDIDA
Arapiraca se despede do professor Moacir Teófilo, referência na Educação